sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os responsáveis

Cada amanhecer, um novo dia.
Mas não são todos os dias que nos sentimos como novos, não são todos os dias que nos sentimos privilegiados por estarmos vivos. Viver ainda parece muito difícil.
Nossa paciência, nossa confiança, nosso amor e nossa fé são postas a prova todos os dias. Seja pelos pequenos martírios diários e silenciosos dos nossos corações, ou pelas grandes provações nos campos da saúde, afetivo, familiar e outros.
Alguns dias acordamos mais cansados do que fomos dormir, sob o peso dos dias difíceis, das contas a pagar, das dívidas materiais e das dívidas morais para com os outros e para com a gente mesmo.
Nós nos cobramos e ao mesmo tempo indagamos porque certas coisas parecem só acontecer com a gente.
Porque quando a gente acha que está tudo certo, acha que está aprendendo algo, a vida vem e surpreendentemente dá um "looping". Tudo vira de ponta cabeça e a gente se pergunta " por que comigo, Meu Deus?".
Nada nessa vida é por acaso. Já ouvimos muitas vezes em nossas vidas o ressoar da sabedoria popular quando nos diz " Não cai uma folha de uma árvore de Deus não quer".
Isso é verdade, mas a "culpa" de tudo não é de Deus. Ele apenas permite que passemos por aquilo que for necessário para o nosso crescimento pessoal, moral, afetivo e dessa forma, espiritual.
Se não fosse necessária a prova, Deus seria o primeiro a impedir que ela acontecesse, não é mesmo? Ele já não nos livrou de cada coisa que constantemente dizemos " foi a Mão de Deus que me ajudou naquela hora".
Nós temos que parar de jogar as responsabilidades dos nossos atos em Deus. Ele é Pai Amoroso e Mãe Amiga, que nos auxilia e só permite aquilo que é necessário para nós.
O que acontece a nossa volta e principalmente, o que acontece conosco mais estritamente é de nossa responsabilidade, pura e unicamente.
Nós atraímos seja nessa vida ou em outra, seja em ações, palavras ou pensamentos, tudo aquilo que nos cerca, tudo aquilo que nos acontece.
Nós somos os maiores responsáveis pelas nossas vidas. Deus é nosso Guardião Maior, é aquele que nos observa e permite que vivenciamos cada qual as experiências necessárias para seu espírito.
Jesus é nosso Mestre Amigo que esteve entre nós para nos dar um mapa seguro de nossas ações e pensamentos, para possamos viver no bem e atrair coisas boas para nós.
Porém, somos falíveis, espíritos errantes e imperfeitos. E muitas vezes nos deixamos seduzir pela ideia de que está tudo "nas mãos de Deus".
Sim, nós temos uma programação espiritual, que nós mesmos escolhemos para nós, auxiliados pelos Espíritos Superiores, onde traçamos pontos mais importantes que deveríamos vivenciar enquanto encarnados. Mas, isso não poda o nosso livre arbítrio;  ao retomarmos a roupagem terrena, nós nos esquecemos basicamente de algumas coisas e nos deixamos nos enveredar por caminhos obscuros.
O espírito sempre conserva no íntimo as doces e elevadas impressões do seu verdadeiro caminho. É o que costumamos chamar de intuição. Assistidos pelos nossos mentores, eles nos ajudam a entrar em contato com a nossa verdadeira essência para que possamos ter acesso as verdades mais claras e lúcidas em nós.
Quando vamos contra nossa essência, vem a depressão, a tristeza, a revolta e acusamos Deus, como se Ele fosse o algoz impiedoso das nossas amarguras.
Nesses momentos devemos parar e refletir " O que fiz para atrair essa situação para minha vida? Que ações e pensamentos poderei ter cultivado para que isso acontecesse?".
E se não encontramos respostas plausíveis nesta existência, tenhamos a certeza de que a vida não acaba com a morte do corpo físico e de que nós somos espíritos eternos, que vivenciamos muitas existências.
Devemos nos olhar no espelho de nossas almas e dizer " Mea Culpa". Mas não uma culpa ruim, mas reconhecer que nós, somente nós, somos os responsáveis por tudo que nos acontece.
Não são os outros, não é Deus, nem os espíritos bons ou incompreendidos.
Pensando dessa forma, seremos capazes de compreender que somos responsáveis e merecedores das maravilhas que nos cercam, assim poderemos cultivar os bons pensamentos e as boas ações, agradecendo a Deus e a Jesus, por termos novas oportunidades todos os dias.
Nascemos e renascemos com o Sol. Somos astros imortais e iluminados, buscando a órbita perfeita de Jesus, dentro deste Universo Maravilhoso chamado Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário